Como evitar falhas em um gerador de energia?

Imagine que você está contando com um gerador de energia e, quando há uma instabilidade na rede ou uma ocorrência de falta de energia, o equipamento acaba não funcionando. Isso poderia acarretar muitos prejuízos, bem como mal-estar aos usuários.

Quais as principais falhas em um gerador de energia e como evitá-las?

Quedas de energia podem gerar problemas financeiros, como por exemplo, perdas de equipamentos e atrasos nas operações. Por isso, é fundamental garantir a estabilidade elétrica nos ambientes tanto empresariais quanto residenciais.

Assim, além de contar com um gerador, responsável por promover e manter estável a energia em caso de falhas, é preciso realizar a manutenção preventiva desse importante equipamento.

Nesse sentido, a manutenção é um fator essencial, pensando em como evitar falhas em um gerador de energia. Para ajudar a identificar a necessidade de ajustes na sua rede, separamos aqui alguns dos principais problemas de um gerador de energia.

Continue lendo para saber quais são e como você pode evitá-los!

Vazamento do líquido refrigerante

A verificação diária do gerador de energia ajuda a evitar vazamentos de líquidos. Além disso, é preciso ficar atento a substituição das mangueiras do sistema de arrefecimento do gerador.

Outra boa prática para evitar problemas de vazamento de refrigerante é observar suas condições do reservatório.

Desse modo, é preciso seguir com precisão as orientações do fabricante do gerador de energia quanto às especificações do líquido refrigerante.

Vazamento de combustível

Antes de tudo, para evitar vazamento de combustível, é indispensável o uso de filtros originais e mangueiras originais, devido a conexões frouxas ou ineficiências relacionadas ao fluxo de combustível.

Além disso, é possível evitar esse tipo de falha no gerador de energia, ao verificar, periodicamente, os sistemas de bombeamento de tanques remotos. Assim, é possível identificar e evitar rachaduras e entre outros problemas nas mangueiras.

Ainda vale ter um cuidado especial no caso de grandes tanques remotos acima do solo. Pois, eles exigem válvulas de proteção, uma vez que a diferença de nível entre eles e o gerador pode criar pressão nas vedações.

É possível também optar por geradores equipados com desligamento automático, que são acionados em casos de nível baixo de combustível. Esse recurso ajuda a evitar entrada de ar no sistema de combustível quando o esgotamento estiver prestes a ocorrer.

Assim, reduz-se uma sequência de defeitos nos equipamentos.

Ar no sistema de combustível

Ocorre quando há bolha de ar dentro de um bico injetor de combustível. Embora seja um problema comum, também é fácil evitá-lo.

Basta acionar o motor semanalmente dentro de um período de cinco minutos. Essa já é uma boa prática para eliminar a presença de ar no sistema de combustível.

Baixo nível do líquido refrigerante

Vazamentos, citados anteriormente, são os motivos mais comuns para a ocorrência de nível de líquido refrigerante abaixo do normal. Alguns sinais que podem ajudar a prever essa falha são vestígios de líquidos em torno do equipamento.

Isso pode ser verificado durante a inspeção diária e semanal do gerador.

Mais um sinal que indica propensão a baixos níveis de líquido refrigerante são mangueiras com crostas.

Também são formas de prevenir baixos níveis de refrigerante: manter o radiador limpo e devidamente verificado.

Mantenha o bom funcionamento dos seus geradores de energia!

Como você viu, é importante verificar a situação dos geradores diariamente. Além de realizar manutenções semanais, mensais e anuais.

É importante ainda seguir as especificações técnicas dos fornecedores das máquinas. Assim, você poderá evitar os defeitos mais comuns de um gerador.

Agora que você sabe como evitar falhas em um gerador de energia, fale conosco para dimensionar o equipamento ideal para sua necessidade.

Contamos com uma linha diversificada de produtos e atendemos desde residências a grandes indústrias. Entre em contato e indicaremos a solução ideal para a sua demanda!

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Descubra a melhor solução em energia

Nossa equipe está pronta para te ajudar na melhor solução de energia para sua casa ou empresa.

Preencha o formulário abaixo

Nossa equipe irá ligar para você.

PLANILHA GRÁTIS

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

A Pramac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado. 

Clientes do estado de São Paulo

(16) 99753-4880

Clientes fora do estado de São Paulo

(16) 99724-2126