Sinas que mostram que é a hora de trocar seu gerador portátil

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o mundo consome mais de 21 mil TWh. A cada dia a necessidade por energia contínua está crescendo, mesmo fora dos grandes centros urbanos.

Com a evolução da tecnologia, nossa demanda energética além de crescer mais rápido, a velocidade desse crescimento está sendo acelerada. É vital compreender que todas as ações do dia a dia correspondem, de alguma maneira, ao consumo desse recurso difícil de ser gerado, e que com os custos que aumentam consistentemente nas últimas décadas.

Os geradores portáteis ajudam a levar energia para locais e situações em que ela não consegue chegar, seja por falta de infraestrutura ou de investimento. O fato é que são equipamentos muito importantes para uma série de atividades, porém, não são a mesma coisa do que os estacionários.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você saiba quais são os sinais que mostram que é hora de trocar o seu gerador portátil. Confira!

Preste atenção nas indicações técnicas

Quando falamos que os geradores portáteis são menos duráveis que os estacionários, não estamos nos referindo ao equipamento em si, mas às formas de uso. Os estacionários são instalados em áreas preparadas exclusivamente para eles, já os portáteis podem ser levados para locais menos propícios.

Por exemplo, ao expô-lo ao sol constante em um canteiro de obras ou levar ao camping e deixá-lo no relento. Como ele se movimenta mais, têm mais chances de sofrer avarias.

Dessa forma, é preciso prestar atenção no manual e indicações do fabricante para compreender a periodicidade da manutenção, e até mesmo para identificar corretamente os sinais de que não está funcionando corretamente.

Ao criar uma rotina de manutenção, você poderá perceber se elas se tornam cada vez mais frequentes.

Desarme de disjuntores

Os disjuntores são equipamentos de segurança que se desarmam quando acontece algo fora do normal com o seu equipamento. Em casa, por exemplo, costuma acontecer para evitar uma sobrecarga da rede. Nos geradores portáteis, evita danos maiores.

A maioria das pessoas ao constatar que eles foram desarmados, tende a apenas ligá-los novamente e seguir com o trabalho. Isso é um risco.

É preciso identificar as razões pelas quais eles estão se desligando e levá-lo para manutenção. Quando esse problema é frequente, é um sinal de que o seu equipamento já perdeu eficiência.

Não há uma só razão para isso, mas se ele está se desligando sozinho o tempo todo, provavelmente já passou a sua hora.

Falha na bateria

O gerador, ao produzir energia, leva para a bateria para que possa ser consumida por mais tempo e de modo controlado. Porém, a própria bateria é um equipamento que precisa de manutenção constante e cuidados.

Com o passar do tempo é natural que os eletrólitos, principalmente o sulfato de chumbo, comecem a se depositar na placa. Quando isso acontece, não há uma alternativa além de trocar a sua bateria.

Em caso de avarias, por exemplo, uma batida que abra uma fenda na bateria, todo o seu gerador está em risco. É preciso tomar esse cuidado e sempre prestar atenção se todas as partes estão íntegras e funcionando.

Gerador não entrega a potência necessária

Quando isso acontece, é preciso ter em mente que existe uma infinidade de razões. A principal delas é o mau dimensionamento do gerador. É, infelizmente, comum que as pessoas escolham produtos sem consultar especialistas e acabam se frustrando.

No entanto, também é natural que com o passar dos anos o seu gerador entregue menos potência em relação aos primeiros usos. Isso acontece porque o próprio equipamento sofre com a ação do tempo.

Porém, nem sempre é razão para uma troca. É preciso consultar empresas especializadas e fazer uma análise para compreender se vale a pena arrumar, ou se apenas uma substituição é capaz de entregar a energia necessária para as suas atividades.

Está consumindo mais combustível que o indicado

Todo manual de instruções informará a quantidade de combustível necessária para um determinado nível de geração de energia. No entanto, o tanque de combustível pode ter vazamentos, e nesse caso consertar acaba sendo a melhor alternativa. Por outro lado, há uma situação em que a troca quase sempre se faz necessária.

Quando o motor opera por muito tempo abaixo da carga recomendada, o calor pode não ser suficiente para queimar todo o combustível, e o que o fica no tanque pode ser carbonizado e se depositar no fundo. Essas partículas podem, inclusive, entupir as válvulas, e se isso acontece, pouco pode ser feito.

Temperatura inadequada

O seu gerador portátil, é natural que se aqueça, no entanto, é preciso ter em mente que existem níveis de segurança indicados pelo fabricante. Novamente, não há uma única causa, e em situações nas quais esse problema seja recorrente, é extremamente arriscado prosseguir com o uso.

Com a temperatura muito baixa, pode acontecer o problema que citamos anteriormente. Na outra ponta, em situações extremas, pode até mesmo ocasionar a explosão ou total inutilização do seu equipamento. Os disjuntores tentam ajudar, mas é preciso ficar de olho para evitar esses acidentes mais críticos.

Você está insatisfeito com o equipamento

Perceba que todos os sinais que apresentamos acima são muito subjetivos. Em alguns casos vale mais a pena consertar, em outros, a troca é fundamental, principalmente quando os danos são críticos.

O principal ponto a ser levado em consideração é a sua satisfação com o produto.

Se o uso for para um canteiro de obras, os disjuntores não podem ficar caindo, por exemplo, uma vez que isso pode até mesmo colocar em risco a execução do empreendimento.

No entanto, para um camping o maior problema é a bateria e o combustível, uma vez que se derem problema, te deixam na mão e você estará longe da cidade.

O maior erro de quem possui um gerador portátil é não estudar as razões pelas quais investiu em um. Aqui na Pramac nós podemos ajudá-lo a dimensionar o seu equipamento da maneira correta, com três modelos exclusivos para cada padrão de uso.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para tirar todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Descubra a melhor solução em energia

Nossa equipe está pronta para te ajudar na melhor solução de energia para sua casa ou empresa.

Preencha o formulário abaixo

Nossa equipe irá ligar para você.

PLANILHA GRÁTIS

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

A Pramac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado. 

Clientes do estado de São Paulo

(16) 99753-4880

Clientes fora do estado de São Paulo

(16) 99724-2126