Quais as partes de um gerador de energia?

Geradores de energia são ferramentas muito úteis para diversos ambientes, como hospitais, supermercados, obras e eventos. Também servem para levar luz a lugares sem energia elétrica. Os geradores de energia são compostos por várias partes que, juntas, permitem o bom funcionamento.

Existem algumas características particulares nos geradores de energia, mas todos eles possuem ao menos sete partes: motor, sistema de combustível, alternador, regulador de tensão, bateria, sistema de lubrificação e painel de controle. Para compreender a função de cada parte dessas, siga conosco no artigo de hoje.

Motor, Sistema de combustível e Alternador

Esses três componentes do gerador de energia formam a parte mecânica.

Motor

é a fonte de energia mecânica de todo gerador de energia, pois ele que fornece energia mecânica para o alternador.

Sistema de combustível

O sistema é composto por tubos que levam e trazem o combustível entre motor e tanque. Um injetor é responsável pela combustão do motor.

Alternador

o alternador converte a energia mecânica em corrente elétrica. Essa parte do gerador de energia contém um conjunto de peças que transformam a rotação do eixo em campo magnético produzido pelo eixo.

Bateria e Regulador de tensão

Com tanta energia envolvida, o gerador de energia precisa contar com esses dois componentes para controle de tensão e eletricidade.

Bateria

a bateria é responsável pela partida do gerador. Ela deve ficar sempre carregada através de um carregador de tensão flutuante. Essa é uma parte delicada do gerador de energia, pois se a tensão do carregador for muito baixa, a bateria fica sem carga. Se a tensão for muito alta, pode sobrecarregar a bateria e diminuir sua vida útil.

Regulador de tensão

é a parte que regula a tensão do gerador. Ele deve equilibrar a tensão para que não fique nem abaixo e nem acima da capacidade elétrica do gerador.

Controle

Um é responsável pelo funcionamento do fluido do gerador. O outro, pela leitura das informações de seu funcionamento.

Painel de controle

Responsável pelo comando, controle e supervisão de todo o equipamento, ele é um equipamento microprocessado que usa lógicas de computador para realizar todo o controle da máquina. Possibilita ao operador aferir grandezas mecânicas como: pressão de óleo lubrificante, temperatura e nível do líquido do arrefecimento, pressão de ar de admissão, etc. Também possibilita a visualização de grandezas elétricas; tensão, frequência, corrente elétrica, entre outras.

Agora que você já conhece as partes de um gerador de energia, entre em contato conosco e conheça nossos produtos. Nós podemos indicar o melhor equipamento de acordo com a sua necessidade.

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Descubra a melhor solução em energia

Nossa equipe está pronta para te ajudar na melhor solução de energia para sua casa ou empresa.

Preencha o formulário abaixo

Nossa equipe irá ligar para você.

PLANILHA GRÁTIS

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

A Pramac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado. 

Clientes do estado de São Paulo

(16) 99753-4880

Clientes fora do estado de São Paulo

(16) 99724-2126