Geradores de energia: entenda como eles funcionam

Os geradores são frequentemente associados os uso em indústrias, porém hoje em dia, há também geradores de energia focados no uso residencial. Por meio deles, a energia dentro de uma casa ou apartamento continua funcionando pela conversão da energia mecânica para a elétrica, utilizando-se de um motor.

Mas como funciona um gerador de energia? Vamos explicar o básico no texto abaixo.

Como funciona um gerador?

Geradores de energia convertem energia mecânica em energia elétrica, para isso acontecer  o gerador depende de indução eletromagnética. O dínamo é um dos tipos de geradores de energia mais conhecidos e converte a energia mecânica existente na rotação do eixo. Isto faz com que a intensidade do campo magnético oscile, levando à indução da tensão nos terminais que possui. Assim quando estão sujeitos a cargas leva à circulação da energia.

Existem à disposição diversos tipos de geradores de energia, podendo encontrar diferentes modelos e diferentes potências, de modo a poder ajustar à sua realidade.

Para converterenergia mecânica em energia elétrica pode optar entre estes tipos de geradores, nomeadamente:

  • Geradores Assíncronos (ou de Indução)
  • Geradores Síncronos
  • Geradores de Corrente Contínua

De realçar que os motores elétricos são semelhantes aos geradores, contudo convertem a energia elétrica em energia mecânica.

 

 

Os modelos convencionais funcionam da seguinte forma: um ímã é usado para criar o campo magnético, o que faz duas bobinas girarem em direções divergentes. O processo, chamado de indução eletromagnética, distribui a energia gerada para o abastecimento.

O que vai definir o uso recomendado para o gerador é sua potência, que pode ir desde 10 kVA (quilovoltampere) até 2500 kVA — no caso, são esses os geradores mais potentes da atualidade, amplamente utilizados em fábricas e indústrias.

Esses equipamentos criados para gerar energia podem ainda ser classificados em quatro categorias: gerador síncrono, gerador de corrente contínua, gerador de indução e motor. É extremamente importante conhecer as recomendações de cada um antes de se aventurar a comprar algum modelo.

Geradores a gasolina e diesel

Há ainda outros tipos de geradores, os movimentados a partir de gasolina e diesel e que, portanto, funcionam de maneira diferente para gerar a energia. O funcionamento se dá por meio da combustão gerada no motor.

São geradores que também utilizam a energia mecânica para ser convertida em energia elétrica e também utilizam os ímãs e bobinas que citamos mais acima, mas são bastante diferentes no que diz respeito à forma como esses geradores são alimentados.

Esse tipo de gerador pode ter um melhor custo-benefício, mas é preciso saber fazer a comparação. Os geradores movidos à gasolina geralmente são mais baratos justamente porque sua potência é menor. Os geradores movidos a diesel costumam ser mais caros, mas têm uma potência maior.

O mais importante é saber que, apesar de o funcionamento deles poder ser considerado complexo, os geradores costumam ser extremamente práticos tanto no seu uso quanto na troca de peças e manutenção, que é fácil e bem rápida de ser feita.

Tendo em vista que, quando falta energia, a companhia de energia elétrica pode demorar minutos, horas ou até dias para resolver o problema — e que, por ser um tempo de manutenção incerto, é bom contar com energia reserva —, os geradores são recomendados para todo tipo de lugar.

Somos uma fabricante de geradores de energia que se destaca por conta do seu acervo diversificado, o que significa que temos um produto para você. Confira o nosso site e descubra o equipamento ideal para sua situação.

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Descubra a melhor solução em energia

Nossa equipe está pronta para te ajudar na melhor solução de energia para sua casa ou empresa.

Preencha o formulário abaixo

Nossa equipe irá ligar para você.

PLANILHA GRÁTIS

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

A Pramac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado. 

Clientes do estado de São Paulo

(16) 99753-4880

Clientes fora do estado de São Paulo

(16) 99724-2126