Como evitar acidentes de trabalho em obras

O levantamento ainda aponta que entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação no que diz respeito à mortalidade no trabalho, ficando atrás apenas do México.

Um dos setores mais preocupantes em relação a acidentes de trabalho é o de construção civil. A seguir, entenda melhor essa realidade e como evitar acidentes de trabalho em obras por falta de luz.

Acidentes de trabalho na construção civil: um breve panorama

Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), um dos segmentos da economia que mais registra acidentes de trabalho no país é o de construção civil. A maioria dos acidentes, vale dizer, incapacita permanentemente o trabalhador para desempenhar outras funções laborais.

Além disso, fica em segundo lugar em mortes, atrás apenas do mercado de transporte terrestre. Também é o setor que mais gera pedido de afastamento de 15 dias do trabalho.

Devido a essa realidade, o setor de construção civil é alvo frequente de campanhas nacionais de prevenção de acidentes de trabalho. Essas campanhas buscam conscientizar os profissionais da área a utilizar as medidas de segurança necessárias para prevenir acidentes e até mesmo mortes, como o uso de equipamentos de proteção individual, a exemplo de capacete e iluminação adequada.

O levantamento realizado pela ANAMT também trouxe importantes dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT). A pesquisa apontou que somente em 2017 ocorreram mais de 30 casos de acidentes de trabalho ligados à construção civil. Esse número representa 5,46% do total de acidentes ocorridos no mesmo ano, que foram 549.405.

O que gera acidentes de trabalho em obras?

Muitas são as causas de acidentes de trabalho em obras. Conhecê-las é essencial para que a construtora fique atenta e tome as medidas necessárias a fim de garantir a segurança dos seus colaboradores. A seguir, conheça as principais:

Iluminação ruim em ambientes da obra

Acidente por queda é um dos mais comuns, e as consequências geradas por ela variam conforme a altura. Normalmente, as quedas em obras são fatais, e por isso a empresa responsável pela construção deve adotar todas as medidas de segurança possíveis para garantir a proteção dos seus colaboradores.

Nesse sentido, vale destacar que uma das principais causas de queda em obras é a iluminação ruim, o que faz com que o colaborador não enxergue bem o ambiente. Por exemplo, quando a iluminação do ambiente não é boa, o profissional pode tropeçar em algum objeto e sofrer, consequentemente, uma queda.

Por isso, a construtora deve providenciar uma iluminação adequada para todos os ambientes.

Sinalização inadequada na obra

Os profissionais responsáveis pela construção da obra transitam por diversos ambientes que compõem o empreendimento. Sem dúvida, alguns dos espaços oferecem riscos de acidente maiores que outros e, por isso, devem receber atenção especial por parte da gestão.

Aplicar uma boa sinalização nesses ambientes é fundamental para evitar acidentes e, dessa forma, proteger a vida dos colaboradores.

Uma sinalização inadequada na obra pode, sem dúvida alguma, gerar graves acidentes de trabalho. Por exemplo, se algumas colunas acabaram de serem colocadas em determinado ambiente, é de fundamental importância que haja sinalização no sentido de orientar os profissionais a não ficarem no local. Afinal, caso haja alguma inconsistência na colocação das colunas, elas podem ceder e chegar até mesmo atingir uma pessoa.

Assim, é essencial não apenas investir em uma boa sinalização, mas garantir que ela seja vista pelos colaboradores. Portanto, é também importante investir em uma iluminação adequada.

Uso incorreto de equipamentos

Outra causa de acidentes de trabalho em obras é o uso incorreto de equipamentos. Ferramentas de trabalho, como furadeira e os cortantes, por exemplo, devem ser conduzidas com cuidado. Do contrário, podem disparar e ocasionar no profissional cortes, fraturas e contusões.

Uma forma de garantir o uso adequado dos equipamentos de trabalho na obra é capacitar os colaboradores. Dessa forma, eles poderão usar as ferramentas observando as medidas de segurança necessárias.

Além disso, é primordial garantir uma boa iluminação para o local. Afinal, não basta apenas saber usar a ferramenta, vê-la é importante para garantir o uso adequado na construção.

Soluções que podem evitar acidentes de trabalho em obras por falta de luz

Há soluções que podem ser adquiridas para garantir a redução de acidentes de trabalho em obras por falta de luz, sendo estes alguns exemplos:

Geradores de energia

Um gerador de eletricidade é compacto e tolera uma alta carga de trabalho, sendo assim ideal para obras que não podem parar. É ideal para qualquer projeto de construção civil.

Além de assegurar a iluminação do local da obra, o gerador de energia contribui para a redução de acidentes de trabalho por falta de luz. Na prática, garante maior proteção à vida dos seus colaboradores.

Torres de iluminação

Outra solução que pode ajudar sua construtora a evitar acidentes de trabalho em obras por falta de luz é a torre de iluminação. Trata-se de uma ferramenta altamente potente, compacta e ecológica. Pode funcionar por até 200 horas sem que seja necessário o reabastecimento do equipamento.

A torre de iluminação conta com projetores de LED ou MH que garantem uma boa iluminação dos espaços da obra, evitando assim acidentes de trabalho por conta da baixa visibilidade dos ambientes.

Diante do que foi apresentado, não há dúvidas que é possível adotar ações para garantir a proteção do colaborador que trabalha na execução de obras. Mas agora que você sabe disso, que tal se organizar para adquirir seu gerador e torre de iluminação?

Acesse nosso site agora mesmo e conheça melhor as soluções que temos. Certamente, elas farão com que sua obra seja executada com maior segurança. Aproveite!

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Descubra a melhor solução em energia

Nossa equipe está pronta para te ajudar na melhor solução de energia para sua casa ou empresa.

Preencha o formulário abaixo

Nossa equipe irá ligar para você.

PLANILHA GRÁTIS

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

A Pramac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado. 

Clientes do estado de São Paulo

(16) 99753-4880

Clientes fora do estado de São Paulo

(16) 99724-2126