Como a energia elétrica chega até você

Você já se perguntou, ao ligar um interruptor, como a energia chega na sua casa? Ou mesmo, durante um apagão, se interessou em saber onde exatamente alguma coisa deu errado?

Neste artigo, explicaremos como a energia elétrica chega até você de forma bem fácil de entender. Acompanhe!

Da hidrelétrica até a sua casa

Mais de 80% da energia elétrica do nosso país vem de usinas hidrelétricas, ou seja, de energia gerada através de uma fonte renovável.

São grandes turbinas que giram devido à força da queda d’água, gerando a energia que chega até nossas casas.

A energia que sai da usina vai para uma subestação elevadora, depois passa para a linha de transmissão, chega a uma subestação abaixadora e, por fim, ao ramal de ligação da sua casa.

Calma, a gente explica: a energia que é gerada na usina chega numa tensão altíssima na subestação elevadora. Quando ela chega na subestação abaixadora é que ela tem a tensão reduzida a uma média tensão. Essa média tensão passa por transformadores nos postes de energia e, aí sim, baixam ao ponto de serem utilizadas pelos equipamentos do nosso dia a dia.

Para você ter uma ideia, esses postes recebem energia em torno de 13.800V. Quando chega na rede da nossa casa, está de acordo com a tensão de fase (127V) ou com a tensão de linha (220V).

Oscilações e quedas de energia

 

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Quem nunca passou pela situação de estar no meio de um trabalho no computador, a energia cair e nada ficar salvo? Ou ficar sem energia justo no dia mais quente do ano, sem ter como ligar o ventilador ou o ar-condicionado?

É quando a rede elétrica falha que percebemos o quanto dependemos de luzes acesas e equipamentos funcionando.

O que acontece é que falhas na rede de transmissão podem afetar a sua casa, gerando oscilações de tensão ( quando as luzes piscam ou os equipamentos ficam ligando e desligando, por exemplo), curtos (que podem queimar seus equipamentos durante um desligamento abrupto) e outros problemas. O resultado é ficar sem os equipamentos durante a queda ou até permanentemente, quando eles sofrem danos.

 

Como lidar com esse problema?

 

A esse ponto, talvez você esteja se perguntando: “o que fazer, então?”. É aí que entram geradores de energia.

Os geradores de energia funcionam com energia gerada por combustão, transformando energia química (gás ou diesel) em energia elétrica. No caso de queda de energia, o gerador aciona e substitui naturalmente a energia elétrica local, permitindo que a geladeira continue ligada, que você tome seu banho quente, ligue seu ar- condicionado, enfim, que sua vida siga normalmente, apesar da falha na transmissão elétrica.

 

Mas onde conseguir um gerador?

 

Se você deseja adquirir um gerador, somos a solução para o seu problema. Oferecemos geradores a diesel e a gás natural das melhores marcas, seguindo os mais rígidos padrões internacionais.

Sua vida fica muito mais fácil com energia garantida por nossos geradores. Confira nossos produtos e entre em contato para adquirir o seu!

Deixe um comentário

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Descubra a melhor solução em energia

Nossa equipe está pronta para te ajudar na melhor solução de energia para sua casa ou empresa.

Preencha o formulário abaixo

Nossa equipe irá ligar para você.

PLANILHA GRÁTIS

Quedas de energia impactam diretamente no faturamento da sua empresa, já parou para calcular o prejuízo?

Com esta planilha você consegue calcular o prejuízo que as quedas de energia tem sobre o seu faturamento.

A Pramac tem tomado ações para diminuir a transmissão do COVID-19, dentre elas o trabalho da equipe comercial em regime de home office. Agora você poderá entrar em contato conosco através dos números ao lado. 

Clientes do estado de São Paulo

(16) 99753-4880

Clientes fora do estado de São Paulo

(16) 99724-2126