Ninguém está totalmente a salvo de uma queda ou oscilação de energia, que causam muitos prejuízos não é mesmo? Na indústria, no comércio e até mesmo em casa, quem é que não deseja que os equipamentos estejam a salvo dessas situações? Por isso, uma dúvida comum é o que usar: gerador, nobreak ou estabilizador?
Preparamos esse conteúdo para que você entenda para que serve cada um desses equipamentos e qual deles atende a sua necessidade. Confira!
Gerador, nobreak e estabilizador: entendendo a diferença
Os equipamentos eletrônicos foram projetados para serem ligados diretamente na tomada, mas a rede elétrica pode sofrer variações de tensão ou mesmo ser interrompida, desligando os equipamentos abruptamente, o que pode acarretar em danos aos circuitos eletroeletrônicos.
Então é recomendável o uso de dispositivos para proteger esses equipamentos de variações na transmissão de energia de redistribuição de surtos elétricos ou quedas de energia.
Uma dúvida comum é sobre a diferença entre geradores, nobreaks e estabilizadores, então vamos falar de cada um deles.
Você já viu um filtro de linha? O filtro de linha parece muito com aquelas extensões que temos em casa, mas possuem componentes que fazem a proteção elétrica dos equipamentos que são ligados nele, protegendo contra a elevação das correntes.
Usamos filtros de linha para proteger televisões, videogames ou computadores de correntes elevadas, por exemplo.
A função de um estabilizador é bem parecida com a de um filtro de linha, mas ele possui um transformador que regula melhor a saída de tensão para os componentes.
Já o nobreak é também um estabilizador, porém com bateria interna. Ou seja, ele possui autonomia de armazenagem de energia, possibilitando que os equipamentos conectados a ele continuem ligados, mesmo com queda de energia.
Há dois modelos: offline e online. Enquanto o online faz a estabilização na hora, ou seja, no momento em que cai a energia, – já faz o chaveamento e mantém o equipamento ligado -, o off-line leva uma fração de segundo para fazer o chaveamento.
Por conta dessa fração, embora o equipamento não desligue, há um certo pico, o que torna o modelo online melhor para equipamentos muito sensíveis a variações de tensão, como alguns equipamentos industriais.
Os geradores, por sua vez, são geralmente movidos a combustão, ou seja, transformam energia química (diesel, gasolina, gás natural) em energia elétrica. Então, no caso de uma queda de energia, o gerador liga e substitui a energia elétrica local, energizando os equipamentos.
Qual das opções é a melhor para você?
Pensar em qual desses equipamentos é o melhor vai depender de cada caso. O estabilizador, por exemplo, atende quem apenas deseja manter os equipamentos protegidos de oscilações, sendo que na falta de energia ele desliga. Quando a energia volta, ele verifica a estabilidade antes de liberar a corrente para os equipamentos, evitando as oscilações, aquelas piscadas quando a energia volta.
Se você precisa manter os equipamentos ligados, o nobreak fornece autonomia para que eles ainda funcionem por algum tempo através da sua bateria, dando tempo de salvar trabalhos e desligar equipamentos.
Já o gerador pode naturalmente substituir a energia elétrica em caso de queda. Mas ele não dispensa o uso de um nobreak onde equipamentos precisam estar ligados ininterruptamente. Isso porque, os geradores levam um tempo para ligar. Esses segundos são o suficiente para que todos os equipamentos desliguem abruptamente.
No caso de servidores, computadores e outros aparelhos sensíveis, isso pode trazer danos sérios. Por isso, onde a energia precisa ser ininterrupta, o nobreak é indispensável. Por outro lado, ele não vai dar tanto tempo de energia, então, nesses casos, o que garante o funcionamento é o uso combinado do nobreak com um gerador.
Adquira geradores de energia de qualidade
Está em busca de geradores de energia? Fornecemos geradores a diesel com os mais rígidos padrões internacionais e também geradores a gás natural.
Confira nossos produtos e entre em contato para proteger seus equipamentos agora mesmo!